O
QUE É LUDICIDADE

Mas afinal,
o que significa a ludicidade? As crianças aprendem através do lúdico?
Segundo
Luckesi (2005) a principal característica da ludicidade é a plenitude da
experiência, isto é, a vivência lúdica de uma atividade exige uma entrega total
do ser humano.
Vejamos a
seguir alguns trechos do texto “Ludicidade e Atividades Lúdicas: uma abordagem
a partir da experiência interna” de Cipriano Carlos Luckesi (2005) onde ele
apresenta a suas ideias a respeito do assunto:
[...]
Usualmente os textos disponíveis, que abordam a questão da ludicidade,
tratam-na, predominantemente, sob a ótica de seu papel na vida humana: no
desenvolvimento humano, nos processos de ensino-aprendizagem, nos processos
terapêuticos, na recreação, no divertimento, no lazer; ou, então, abordam
repertórios de atividades lúdicas, descrevendo como realizá-las; e existem
ainda muitos outros estudos sociológicos ou históricos sobre esse fenômeno.
Pouco, porém, se tem tratado da ludicidade e das atividades lúdicas de um ponto
de vista interno e integral. É esse o meu objetivo neste texto, na busca de
oferecer uma melhor compreensão da definição que venho dando para esse fenômeno
em meus escritos. A abordagem que estou utilizando para conceituar o fenômeno
da ludicidade foca a experiência lúdica como uma experiência interna do sujeito
que a vivencia. É desse ponto de vista
que se segue tudo o que exponho abaixo, ou seja, não estou tratando de estudos
externos da atividade lúdica, tais como os sociológicos, os etnográficos, os
históricos ou os descritivos, que, sem sombra de dúvidas são sumamente
importantes. Estou me confrontando com as seguintes perguntas: O que é a
atividade lúdica para o sujeito que a vivencia? E, enquanto vivencia, que
efeitos essa experiência lhe produz?
[...]
Em 1998, escrevi um texto intitulado
“Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade”, no qual explicitava
a seguinte compreensão da ludicidade: “Tomando por base os escritos, as falas e
os debates, que tem se desenvolvido em torno do que é lúdico, tenho tido a
tendência em definir a atividade lúdica como aquela que propicia a ‘plenitude
da experiência’. Comumente se pensa que uma atividade lúdica é uma atividade
divertida. Poderá sê-la ou não. O que mais caracteriza a ludicidade é a
experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos”
No ano de 2000, retomei
esse conceito de ludicidade em um artigo que escrevi para a coletânea Educação e Ludicidade, por mim
organizada, como primeira publicação do GEPEL, intitulado “Educação, ludicidade
e prevenção de neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da
Biossíntese”. Nessa oportunidade, assim, me expressei: “O que a ludicidade traz
de novo é o fato de que o ser humano, quando age ludicamente, vivencia uma
experiência plena. Com isso, queremos dizer que, na vivência de uma atividade
lúdica, cada um de nós estamos plenos, inteiros nesse momento; nos utilizamos
da atenção plena, como definem as tradições sagradas orientais. Enquanto
estamos participando verdadeiramente de uma atividade lúdica, não há lugar, na
nossa experiência, para qualquer outra coisa além dessa própria atividade. Não
há divisão. Estamos inteiros, plenos, flexíveis, alegres, saudáveis. Poderá
ocorrer, evidentemente, de estarmos no meio de uma atividade lúdica e, ao mesmo
tempo, estarmos divididos com outra coisa, mas aí, com certeza, não estaremos
verdadeiramente participando dessa atividade. Estaremos com o corpo aí
presente, mas com a mente em outro lugar e, então, nossa atividade não será
plena e, por isso mesmo, não será lúdica.(LUCKESI, 2005)
Considerando
essa conceituação de Luckesi (2005) compreendemos que a ludicidade não é um
sinônimo de brincadeira, como comumente é afirmada. Além disso, de acordo com
essa explicação, podemos entender que as brincadeiras serão lúdicas, somente
quando levarem a criança à vivência plena e entrega total no momento de sua
efetivação. Assim, nem toda brincadeira é lúdica, nem toda atividade lúdica é
uma brincadeira.
Para que as
brincadeiras sejam consideradas lúdicas é necessário que atinjam o centro de
interesse e/ou necessidade da criança, despertando nela vontade de participar
da mesma e contendo uma série de elementos que as mantenham inteiramente na
experiência durante o período de sua realização.
O brincar é
uma necessidade humana e proporciona a integração do indivíduo com o ambiente
onde vive, sendo considerado como meio de expressão e de aprendizado. As
atividades lúdicas possibilitam assimilação de novos conhecimentos, intercâmbio
de idéias, desenvolvimento da sociabilidade e da criatividade bem como, o
aprimoramento de várias habilidades destacando-se as motoras. Por intermédio da
brincadeira lúdica, a criança encontra o equilíbrio entre o real e o
imaginário.
Luckesi
(2005) afirma que a atividade lúdica é aquela que propicia à pessoa que a vive,
uma sensação de liberdade, um estado de plenitude e de entrega total para essa
vivência.
Brincar, jogar, agir
ludicamente, exige uma entrega total do ser humano, corpo e mente, ao mesmo
tempo. A atividade lúdica não admite divisão; e, as próprias atividades
lúdicas, por si mesmas, nos conduzem para esse estado de consciência. Se
estivermos num salão de dança e estivermos verdadeiramente dançando, não haverá
lugar para outra coisa a não ser para o prazer e a alegria do movimento
ritmado, harmônico e gracioso do corpo. Contudo, se estivermos num salão de dança,
fazendo de conta que estamos dançando, mas de fato, estamos observando, com o
olhar crítico e julgativo, como os outros dançam, com certeza, não estaremos
vivenciando ludicamente esse momento. (LUCKESI, 2005)
Sendo
assim, viver uma experiência plena significa participar verdadeiramente de uma
atividade lúdica, isto é, envolver-se por inteiro, ser alegre, flexível e
saudável. Entretanto, quando uma pessoa está no meio de uma atividade lúdica,
mas, ao mesmo tempo, está dividida, preocupada com outro acontecimento, com
certeza não estará vivendo plenamente a atividade. Desse modo, a atividade não
pode ser considerada lúdica.

Excelente PARABÉNS muito bom.
ResponderExcluirA contratação .
de qual pagina você tirou essa citação ? Em 1998, escrevi um texto intitulado “Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade”, no qual explicitava a seguinte compreensão da ludicidade: “Tomando por base os escritos, as falas e os debates, que tem se desenvolvido em torno do que é lúdico, tenho tido a tendência em definir a atividade lúdica como aquela que propicia a ‘plenitude da experiência’. Comumente se pensa que uma atividade lúdica é uma atividade divertida. Poderá sê-la ou não. O que mais caracteriza a ludicidade é a experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos”
ResponderExcluirPelo amor de Deus!!
ResponderExcluirPreciso desse livro para elaborar meu artigo e não consigo em lugar algum.
Me ajudaaaaaaaaa