Este blog faz parte do Projeto de Intervenção Pedagógica do PDE e tem por objetivo registrar as Oficinas Pedagógicas realizadas com os alunos e professores do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual D. Alberto Gonçalves, da cidade de Palmeira, Paraná.
domingo, 30 de março de 2014
NARRATIVAS
Os participantes deverão elaborar uma narrativa (diário pessoal) sobre a oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras e postar no blog.
Alunas: Carolina, Dailine e Desirrie. Nosso Diarinho Pessoal! No dia seis o estágio foi muito interessante, pois com a aula de hoje podemos perceber mais o que é o jogo que serve como um fator social, sistema de regra e também objeto. Vimos também sobre o brinquedo que traz vários desenvolvimento para a criança e também observamos a brincadeira que é o lúdico em ação. Descobrimos também uma super brinquedista a Kishimoto que estudou bastante nessa área e que desenvolveu vários projetos e livros em cima dessa profissão. Para terminar esse estágio vimos que infelizmente que muitas brincadeiras com o passar do tempo foram se modificando e sumindo diante de tanta tecnologia, mas como educadoras ou futuras não podemos deixar essas brincadeiras que são importantes desaparecer.
Alunas: Luciana,Jeslya,Fabiana e Andreia No dia seis de março nesse estagio vimos sobre a importância do jogo,brinquedo e brincadeira, onde o jogo é visto como um objeto, o brinquedo é sem regras existentes ele é a totalidade social, já a brincadeira é a concretização das regras,é a ação de um jogo. Também vimos sobre a kishimoto uma grande brinquedista que criou a LABRINQ
Alunas: Isabela G, Emanueli, Rayla. No dia 06 de março de 2014, vimos um vídeo da professora da USP Tizuko Morchida Kishimoto, que falava sobre a importância do lúdico no desenvolvimento da criança. Uma forma de a criança expressar suas vontades é através dos brinquedos, dos jogos e da brincadeira, sendo assim ela irá desenvolver sua forma de ver, pensar e agir sobre o mundo que a cerca. Faz a criança compreender e enfrentar situações como, por exemplo, o ganhar e perder e também expressar afetividade, a brincadeira deve promover também a autonomia da criança. Alem do desenvolvimento emocional da criança, as brincadeiras ajudam no desenvolvimento cognitivo, raciocínio matemático, linguagem, domínio espacial, coordenações motoras, ou seja, em todas as áreas de aprendizagem. Vimos também sobre a diferença entre JOGO, BRINQUEDOS e BRINCADEIRAS: JOGO: pode ser classificado como um sistema de regras, que trabalha a curiosidade, a linguagem, a iniciativa, concentração e auto confiança. BRINQUEDO: eles produzem o modo de vida atual, o mundo técnico e cientifico através de bonecos, robôs e aparelhos domésticos. É um suporte para a brincadeira (objeto). BRINCADEIRA: é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, é o lúdico em ação.
Alunas: Amanda Machado e Tainá Marques. Neste dia,seis de março de 2014, junto com a professora Jaqueline, iniciamos nossa aula, apresentando os cartazes da aula passada. Citamos algumas brincadeiras, entre elas: peteca, carrinho de rolimã, lenço atrás... Logo após, debatemos um pouco sobre a brinquedista KISHIMOTO, é uma estudiosa da LABRINQ de São Paulo. Recebemos uma folha que fala sobre ela e sobre o jogo, brinquedos e brincadeiras. Que concluímos a diferença entre um deles em em que o jogo se classifica nas regras, normas e como um fato social. O brinquedo como um suporte para a brincadeira, ele a sustenta. A brincadeira a ação do jogo. "O lúdico em ação".
Alunas: Adriane e Adrieli. Nosso Diarinho! Neste dia 06/03/2014, a oficina com a professora Jaqueline começou com as apresentações dos cartazes que fizemos na primeira aula. Para dar inicio aos assuntos de hoje a professora Jaqueline nos entregou uma pequena folha que relatava a vida e a obra de Kishimoto que é especializada nas áreas do brinquedo, educação infantil e formação do professor, para darmos sequência a aula a professora nos entregou uma segunda folha que falava sobre jogo, brinquedo e brincadeira, com isto podemos aprender que o jogo é um sistema de regras, que o brinquedo é um suporte para a brincadeira e a brincadeira é a ação da criança em referência ao jogo.
Alunas: Carolina, Dailine e Desirrie.
ResponderExcluirNosso Diarinho Pessoal!
No dia seis o estágio foi muito interessante, pois com a aula de hoje podemos perceber mais o que é o jogo que serve como um fator social, sistema de regra e também objeto. Vimos também sobre o brinquedo que traz vários desenvolvimento para a criança e também observamos a brincadeira que é o lúdico em ação.
Descobrimos também uma super brinquedista a Kishimoto que estudou bastante nessa área e que desenvolveu vários projetos e livros em cima dessa profissão.
Para terminar esse estágio vimos que infelizmente que muitas brincadeiras com o passar do tempo foram se modificando e sumindo diante de tanta tecnologia, mas como educadoras ou futuras não podemos deixar essas brincadeiras que são importantes desaparecer.
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ResponderExcluirAlunas: Luciana,Jeslya,Fabiana e Andreia
ResponderExcluirNo dia seis de março nesse estagio vimos sobre a importância do jogo,brinquedo e brincadeira, onde o jogo é visto como um objeto, o brinquedo é sem regras existentes ele é a totalidade social, já a brincadeira é a concretização das regras,é a ação de um jogo.
Também vimos sobre a kishimoto uma grande brinquedista que criou a LABRINQ
O que quer dizer a Sigla LABRINQ?
ExcluirAlunas: Isabela G, Emanueli, Rayla.
ResponderExcluirNo dia 06 de março de 2014, vimos um vídeo da professora da USP Tizuko Morchida Kishimoto, que falava sobre a importância do lúdico no desenvolvimento da criança. Uma forma de a criança expressar suas vontades é através dos brinquedos, dos jogos e da brincadeira, sendo assim ela irá desenvolver sua forma de ver, pensar e agir sobre o mundo que a cerca. Faz a criança compreender e enfrentar situações como, por exemplo, o ganhar e perder e também expressar afetividade, a brincadeira deve promover também a autonomia da criança.
Alem do desenvolvimento emocional da criança, as brincadeiras ajudam no desenvolvimento cognitivo, raciocínio matemático, linguagem, domínio espacial, coordenações motoras, ou seja, em todas as áreas de aprendizagem.
Vimos também sobre a diferença entre JOGO, BRINQUEDOS e BRINCADEIRAS:
JOGO: pode ser classificado como um sistema de regras, que trabalha a curiosidade, a linguagem, a iniciativa, concentração e auto confiança.
BRINQUEDO: eles produzem o modo de vida atual, o mundo técnico e cientifico através de bonecos, robôs e aparelhos domésticos. É um suporte para a brincadeira (objeto).
BRINCADEIRA: é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, é o lúdico em ação.
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ResponderExcluirAlunas: Amanda Machado e Tainá Marques.
ResponderExcluirNeste dia,seis de março de 2014, junto com a professora Jaqueline, iniciamos nossa aula, apresentando os cartazes da aula passada.
Citamos algumas brincadeiras, entre elas: peteca, carrinho de rolimã, lenço atrás...
Logo após, debatemos um pouco sobre a brinquedista KISHIMOTO, é uma estudiosa da LABRINQ de São Paulo. Recebemos uma folha que fala sobre ela e sobre o jogo, brinquedos e brincadeiras. Que concluímos a diferença entre um deles em em que o jogo se classifica nas regras, normas e como um fato social. O brinquedo como um suporte para a brincadeira, ele a sustenta. A brincadeira a ação do jogo. "O lúdico em ação".
Alunas: Adriane e Adrieli.
ResponderExcluirNosso Diarinho!
Neste dia 06/03/2014, a oficina com a professora Jaqueline começou com as apresentações dos cartazes que fizemos na primeira aula.
Para dar inicio aos assuntos de hoje a professora Jaqueline nos entregou uma pequena folha que relatava a vida e a obra de Kishimoto que é especializada nas áreas do brinquedo, educação infantil e formação do professor, para darmos sequência a aula a professora nos entregou uma segunda folha que falava sobre jogo, brinquedo e brincadeira, com isto podemos aprender que o jogo é um sistema de regras, que o brinquedo é um suporte para a brincadeira e a brincadeira é a ação da criança em referência ao jogo.