Pesquise com seus pais e avós sobre as
brincadeiras, brinquedos e jogos que existiam na sua época.
Registre esta pesquisa nos comentários deste post e utilize o seguinte roteiro: nome da brincadeira, objetivos,
desenvolvimento, ilustração, recursos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlunas: Rayla Sviech; Emanueli de Souza e Isabela Helena.
ResponderExcluirNOME DA BRINCADEIRA: Pula Vareta.
OBJETIVO: Desenvolver a atenção e a coordenação motora.
DESENVOLVIMENTO: Coloca duas varetas no chão com uma pequena distância, os alunos formam uma fila e conforme todos pulam o ultimo aumenta a distância das varetas. Quem não conseguir pular, sai da brincadeira.
RECURSOS FÍSICOS: Rua ou quadra.
MATERIAIS: Varetas.
HUMANOS: Professor e alunos.
Alunas: Fabiana,Karine, Jeslya
ResponderExcluirbrincadeira: dominó
objetivo: desenvolver o raciocínio e atenção
desenvolvimento: são 7 peças para cada participantes, o resto deve ficar viradas para baixo. inicia-se o jogo com a peça que tem os dois lados iguais assim consequentemente o jogo continua com a sequencia das peças com mesmo numero
causo não tenha a peça a pessoa precisa comprar ate achar o mesmo numero terminara o jogo quem ficar sem nenhuma peça.
Recursos:
materiais: domino
físico: participantes
ALUNAS: Desirrie, Carolina, Dailine
ResponderExcluirNOME: MAMÃE POSSO IR?
FAIXA ETÁRIA Acima de 5 anos
OBJETIVO:Estimular a linguagem, Linguagem corporal, Coordenação motora, Criatividade
COMO BRINCAR
Trace duas linhas no chão com uma distância de pelo menos 5 metros entre elas. Quem for escolhido para ser a ‘mamãe’ ou o ‘papai’ fica à frente de uma das linhas, de costas para o resto do grupo. Os outros participantes ficam enfileirados lado a lado sobre a linha oposta. Um a um, eles tentam chegar até a 'mamãe' recitando o seguinte diálogo:
- “Mamãe, posso ir?” - pergunta o jogador.
- “Pode” - a ‘mamãe’ responde.
- “Quantos passos?” - pergunta o jogador.
A ‘mamãe’ escolhe o número e o tipo de passo que o participante deve andar. Por exemplo:
- “Dois, de passarinho”
O jogador dá dois passos pequeninos para frente. Se forem passos de cachorro, o jogador anda de quatro. Se forem passos de elefante, o jogador dá passos grandes. Vence quem chegar primeiro até a mamãe.
Dica: para deixar a disputa mais difícil, o participante que lidera a brincadeira – o ‘papai’ ou ‘mamãe’ – também pode mandar os jogadores darem passos para trás.
RECURSOS
FÍSICOS: Praia, Praça, Parque, Salão de Festas, Calçada, Condomínio
HUMANOS: crianças, jovens
MATERIAIS: giz
Nome das alunas: Andréia Franco e Luciana Candéo.
ResponderExcluirNome da brincadeira: Lenço atrás.
Objetivos: Contribuir para a socialização entre as crianças; Desenvolver a coordenação motora e a agilidade das crianças.
Desenvolvimento: As crianças deverão permanecer sentadas em círculo voltadas para o centro e afetadas uma das outras. Uma criança permanecerá fora com um lenço na mão. O jogador que está com o lenço, anda atrás das crianças enquanto todas cantam. A criança coloca o lenço atrás de outra e deverá correr para pega lá.
Recurso Físicos: Sala de aula e pátio escolar.
Recursos Humanos: Professor e aluno.
Recursos Materiais: Lenço.
Alunas: Adriane e Adrieli
ResponderExcluirBrincadeira: Mãe-Cola
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, o raciocínio e a atenção.
Desenvolvimento: Uma pessoa é a mãe-cola, os outros são participantes. A mãe-cola tem que encostar no participante e dizer "colado". O participante que foi "colado" deverá ficar parado até que outro participante, que não foi colado, o descole. Se a mãe-cola colar todos os participantes o último a ser colado irá ser a nova mãe-cola.
Recursos humanos: participantes
Recursos físicos: quadra
Recursos materiais: -
Pesquisa:
ResponderExcluirAlunas: Amanda Machado e Tainá Marques
01- Nome da brincadeira:
-Perna de pau
02- Objetivo
-Coordenação nas pernas e nos braços ao brincar, e equilibrio.
03- Desenvolvimento:
A brincadeira funciona com dois pedaços de madeira compridos, que cada um possui um calço, onde se coloca o pé, e se apóia neles para poder subir e se movimentar.
04- Recursos utilizados:
Materiais: Pau e pregos.
Humanos: Professor e aluno
Físicos: Pátio