domingo, 2 de março de 2014

TAREFA - Pesquisa sobre brincadeiras, brinquedos e jogos

Pesquise com seus pais e avós sobre as brincadeiras, brinquedos e jogos que existiam na sua época.
Registre esta pesquisa nos comentários deste post e utilize o seguinte roteiro: nome da brincadeira, objetivos, desenvolvimento, ilustração, recursos. 

           

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Alunas: Rayla Sviech; Emanueli de Souza e Isabela Helena.

    NOME DA BRINCADEIRA: Pula Vareta.

    OBJETIVO: Desenvolver a atenção e a coordenação motora.

    DESENVOLVIMENTO: Coloca duas varetas no chão com uma pequena distância, os alunos formam uma fila e conforme todos pulam o ultimo aumenta a distância das varetas. Quem não conseguir pular, sai da brincadeira.

    RECURSOS FÍSICOS: Rua ou quadra.

    MATERIAIS: Varetas.

    HUMANOS: Professor e alunos.

    ResponderExcluir
  3. Alunas: Fabiana,Karine, Jeslya

    brincadeira: dominó

    objetivo: desenvolver o raciocínio e atenção

    desenvolvimento: são 7 peças para cada participantes, o resto deve ficar viradas para baixo. inicia-se o jogo com a peça que tem os dois lados iguais assim consequentemente o jogo continua com a sequencia das peças com mesmo numero
    causo não tenha a peça a pessoa precisa comprar ate achar o mesmo numero terminara o jogo quem ficar sem nenhuma peça.

    Recursos:
    materiais: domino
    físico: participantes

    ResponderExcluir
  4. ALUNAS: Desirrie, Carolina, Dailine

    NOME: MAMÃE POSSO IR?
    FAIXA ETÁRIA Acima de 5 anos

    OBJETIVO:Estimular a linguagem, Linguagem corporal, Coordenação motora, Criatividade

    COMO BRINCAR
    Trace duas linhas no chão com uma distância de pelo menos 5 metros entre elas. Quem for escolhido para ser a ‘mamãe’ ou o ‘papai’ fica à frente de uma das linhas, de costas para o resto do grupo. Os outros participantes ficam enfileirados lado a lado sobre a linha oposta. Um a um, eles tentam chegar até a 'mamãe' recitando o seguinte diálogo:
    - “Mamãe, posso ir?” - pergunta o jogador.
    - “Pode” - a ‘mamãe’ responde.
    - “Quantos passos?” - pergunta o jogador.
    A ‘mamãe’ escolhe o número e o tipo de passo que o participante deve andar. Por exemplo:
    - “Dois, de passarinho”
    O jogador dá dois passos pequeninos para frente. Se forem passos de cachorro, o jogador anda de quatro. Se forem passos de elefante, o jogador dá passos grandes. Vence quem chegar primeiro até a mamãe.
    Dica: para deixar a disputa mais difícil, o participante que lidera a brincadeira – o ‘papai’ ou ‘mamãe’ – também pode mandar os jogadores darem passos para trás.

    RECURSOS
    FÍSICOS: Praia, Praça, Parque, Salão de Festas, Calçada, Condomínio
    HUMANOS: crianças, jovens
    MATERIAIS: giz

    ResponderExcluir
  5. Nome das alunas: Andréia Franco e Luciana Candéo.
    Nome da brincadeira: Lenço atrás.
    Objetivos: Contribuir para a socialização entre as crianças; Desenvolver a coordenação motora e a agilidade das crianças.
    Desenvolvimento: As crianças deverão permanecer sentadas em círculo voltadas para o centro e afetadas uma das outras. Uma criança permanecerá fora com um lenço na mão. O jogador que está com o lenço, anda atrás das crianças enquanto todas cantam. A criança coloca o lenço atrás de outra e deverá correr para pega lá.
    Recurso Físicos: Sala de aula e pátio escolar.
    Recursos Humanos: Professor e aluno.
    Recursos Materiais: Lenço.

    ResponderExcluir
  6. Alunas: Adriane e Adrieli
    Brincadeira: Mãe-Cola
    Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, o raciocínio e a atenção.
    Desenvolvimento: Uma pessoa é a mãe-cola, os outros são participantes. A mãe-cola tem que encostar no participante e dizer "colado". O participante que foi "colado" deverá ficar parado até que outro participante, que não foi colado, o descole. Se a mãe-cola colar todos os participantes o último a ser colado irá ser a nova mãe-cola.
    Recursos humanos: participantes
    Recursos físicos: quadra
    Recursos materiais: -

    ResponderExcluir
  7. Pesquisa:
    Alunas: Amanda Machado e Tainá Marques
    01- Nome da brincadeira:
    -Perna de pau
    02- Objetivo
    -Coordenação nas pernas e nos braços ao brincar, e equilibrio.
    03- Desenvolvimento:
    A brincadeira funciona com dois pedaços de madeira compridos, que cada um possui um calço, onde se coloca o pé, e se apóia neles para poder subir e se movimentar.
    04- Recursos utilizados:
    Materiais: Pau e pregos.
    Humanos: Professor e aluno
    Físicos: Pátio

    ResponderExcluir